10 Dicas Para A Escolha Do Fotógrafo Perfeito

A busca pelo fotógrafo de seu grande dia, deverá ser encarada como um desafio a ser cumprido da melhor maneira possível! Este é um profissional importantíssimo e deveremos sempre encará-lo como tal!

Tudo conta, os valores, estilo, simpatia, disponibilidade, trabalhos realizados,etc.. Por isso seguem abaixo 10 dicas de como otimizar este trabalho de escolha.

 

Saiba exatamente o que você quer

Antes de você começar a procurar o fotógrafo de seu casamento, é muito importante que você saiba exatamente o que quer!

Considere o quanto quer gastar, o estilo do fotógrafo, e o pacote de fotos que mais lhe agrada, incluindo o álbum de casamento, CD de imagens, fotos da festa ou até mesmo do noivado (dica para os noivos: esta seria uma linda surpresa para sua futura esposa!).

fotografo casamento1

fotografo casamento2

fotografo casamento

 

Comece a busca o quanto antes

A grande maioria dos bons fotógrafos já possuem a agende cheia por um ano ou até mais, então o melhor a fazer é começar a procurá-lo assim que a data for marcada.

fotografo casamento3

 

Peça recomendações

Você pode começar perguntando a amigos ou familiares sobre indicações destes profissionais, pode inclusive pedir para ver as fotos dos álbuns de casamentos mais recentes para avaliar o estilo do fotógrafo. Caso esteja trabalhando com algum cerimonialista, este profissional também poderá indicar o fotógrafo com quem trabalha, o que geralmente funciona bem, pois são profissionais com ótimos contatos dentro deste ramo.

fotografo casamento4

fotografo casamento5

fotografo casamento6

 

Avalie portfólios

Após indicações, peça para ver os portfólios destes profissionais. Nunca vá a apenas um fotógrafo, você pode até achar que encontrou um bom trabalho, mas às vezes o próximo poderá surpreender!

fotografo casamento7

fotografo casamento8

 

Experiências com casamentos

Aqui a ideia é perguntar se o profissional trabalha apenas com casamentos, e caso a resposta seja negativa, quantos costuma fazer por ano, quantas fotos bate em cada cerimônia, há quanto tempo trabalha com casamentos, etc…

É importante notar que o valor cobrado pelo profissional é de uma forma geral um reflexo de sua experiência e popularidade!

fotografo casamento9

 

Plano B

Digamos que o fotógrafo adoeça ou que seu equipamento não funcione! Fica a dica: o bom profissional sempre terá um segundo equipamento à disposição e também um segundo fotógrafo o qual mencionará no momento de sua entrevista! Se o seu fotógrafo já fez este comentário, ponto para ele!!

fotografo casamento10

 

Localização do fotógrafo

Sim, também importa e muito! Imagine que o profissional viva a 80km do local de seu casamento, não creio que nenhum noivo queira ouvir “estou preso no engarrafamento” ou “talvez me atrase, pois houve um acidente”! Se você irá se casar de manhã, este fato é ainda mais relevante! Caso o casamento seja em um sítio ou resort afastado, o ideal é que haja uma acomodação e que o profissional esteja no local um dia antes.

fotografo casamento11

 

Lista e entrevista

Faça uma lista de seus fotógrafos favoritos e trate logo de marcar uma reunião! Vocês passarão muito tempo com seus fotógrafos em seu grande dia, então além das fotos, vejam se suas personalidades se entenderão de imediato! Esta conexão fotógrafo/noivos é um dos fatores mais importantes para que suas fotos fiquem espetaculares!

fotografo casamento13

fotografo casamento14

fotografo casamento12

 

Perguntas finais

Aqui segue a lista com algumas perguntas bem interessantes para você fazer ao seu fotógrafo:

-Você tira fotos com luz natural ou luz artificial? Ou ambos?

O ideal sempre serão ambos, se for possível! A luz natural arrasa, mas dentro da igreja de uma forma geral, haverá a necessidade do flash.

-Você faz backup de seus arquivos online?

Muito importante! Evita que se percam as informações em caso de algum dano em relação ao computador utilizado.

-Como você nos fará sentir relaxados na frente da câmera?

Vai daí a conexão entre fotógrafo e noivos, neste caso a simpatia conta bastante!

-Como você descreveria seu estilo de fotografia?

Pergunta essencial para ver se tem haver com seu gosto ou não!

fotografo casamento16

fotografo casamento17

fotografo casamento15

 

Contrato

Deverá ser redigido e cumprido à risca, por isso preste bastante atenção ao assinar, pois todos os serviços deverão estar nele discriminados além da forma de pagamento e reembolso no caso do não comparecimento do profissional.

 

Sim, buscar o fotógrafo perfeito é trabalhoso, mas lembrem-se: ele será o responsável pelo registro de um dos dias mais importantes de suas vidas, por isso o trabalho valerá à pena!

 

 

Fontes de imagens:

 

Receba as atualizações por e-mail

INSIRA SEU E-MAIL e receba as novidades do mundo dos casamentos.

Leia mais:
personagens
Topos de Bolo de Casamento

Com muitas variações, os topos de bolos estão cada vez mais criativos e divertidos! Existe uma grande diferença de valores...

Fechar